Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Jornal O Diabo

jornalismo independente

jornalismo independente

Quando o animal feroz não era tão feroz assim…

É sabido que esse grande socialista e líder da esquerda europeia, José Sócrates, iniciou a sua interessante carreira política no Partido Popular Democrático, hoje PSD. O facto é geralmente omitido nas biografias oficiais – e caridosamente “esquecido” pela classe política, onde aliás abundam casos idênticos de “evoluções ideológicas”, piruetas e trocas de camisola.

 

Agora, na semana de abertura da campanha eleitoral para a Assembleia da República, há quem considere que o detalhe deve ser lembrado. E a Internet começou a ser inundada por reproduções da ficha de inscrição do “animal feroz” na sede do PPD na Covilhã, datada de 5 de Novembro de 1974.

 

O rapaz tinha então 17 anos feitos. Era já estudante universitário e, como habilitações académicas, indicava um modesto “curso geral dos liceus”, concluído na Covilhã (vinha ainda longe o dia em que concluiria a licenciatura, por sinal um domingo). No espaço reservado a “tempo disponível para trabalhar para o PPD”, escreveu voluntariosamente: “Sempre que possível”, nos “dias de semana”.

 

Pouco se sabe sobre os motivos que o terão levado a mudar de partido. Fossem quais fossem, aqui fica o histórico documento. Para memória futura.