Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Jornal O Diabo

jornalismo independente

jornalismo independente

Quinta Coluna: As máscaras dos governantes

A PSP apreendeu a máscara de ‘Darth Vader’, personagem célebre da saga “Guerra das Estrelas”, usada por um grupo de monárquicos que há uma semana subiu ao varandim da Câmara de Lisboa para agitar as águas tépidas da política portuguesa de Verão.

 

Pelos vistos, depois de ter permitido que a troca da bandeira municipal pelo pavilhão monárquico se consumasse mesmo nas suas barbas, a polícia tomou agora o caso a peito, com a falta de jeitinho que lhe é peculiar. Dois marmanjos alçando uma escada, à meia-noite, a cinco metros da “segurança” dos Paços do Concelho e a dez metros de uma esquadra da PSP – isso parece não ter importância alguma. Indispensável, mesmo, era apreender a máscara usada por um dos ‘bloguistas’ do 31 da Armada durante a divertida operação (“a máscara utilizada para a concretização dos factos”, como pomposamente reza um comunicado oficial da Polícia de Segurança Pública).

 

Esta máscara, ainda assim, é metafórica. Mais reais são as máscaras usadas pelos governantes no exercício das suas funções políticas – embora em relação a estas, infelizmente, não tenha sido programada qualquer apreensão. E valeria a pena. Por exemplo: apreender a máscara de político impoluto com que o primeiro-ministro todos os dias se apresenta ao país; apreender a máscara de amigo dos pobres atrás da qual está o ministro da Solidariedade que corta na Segurança Social; apreender a máscara de dialogante com que a ministra da Educação (entretanto desaparecida em combate) se dirige aos professores; apreender a máscara de imparcial com que o ministro das Obras Públicas atribui a concessão dos contentores de Alcântara ao camarada Jorge Coelho; e até apreender a máscara de ministro da Agricultura com que um senhor chamado Jaime Silva comparece nos Conselhos de Ministros. Estas, sim, valia a pena apreender. Império do Mal por Império do Mal, e comparado com estes figurões, Darth Vader até parece um menino de coro…

FRA DIAVOLO